ANC convoca reunião especial por crise política

ANC convoca reunião especial por crise política

O principal órgão de decisão do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, reunir-se-á de urgência nesta Segunda-feira, 12, em meio a uma crise política gerada pelas negociações sobre a saída do presidente Jacob Zuma, informou a formação ontem Domingo, 11.

“Está prevista para a amanhã Segunda-feira uma reunião do Conselho Nacional Executivo (NEC, órgão do ANC) em Pretória”, declarou à AFP uma porta-voz do partido, Khusela Diko. Há semanas, o ANC está dividido sobre o destino de Zuma, atingido por vários escândalos. A porta-voz do partido negou-se a dar mais detalhes sobre a agenda dessa reunião.

O novo presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, realiza há vários dias negociações directas com o presidente Zuma para discutir a “transição” política. Na Quinta-feira, o ANC prometeu que ia chegar a uma conclusão “iminente” destas negociações, mas dois dias depois acabou pedindo paciência. Khusela Diko afirmou ontem, Domingo, 11, que essas discussões foram “produtivas e frutíferas”. A crise que sacode o ANC, no poder desde o fim do regime do Apartheid em 1994, actualmente perturba o funcionamento do Estado.

Os partidários do novo líder da formação, Ramaphosa, tentam que Zuma deixe quanto antes o poder visando as eleições gerais de 2019. Os seguidores de Zuma insistem para que termine seu segundo mandato, até às eleições. Nas últimas semanas, o ANC multiplicou as reuniões oficiais e negociações nos bastidores sem chegar a uma decisão. O assunto voltou com a aproximação do discurso anual do presidente sobre o estado da Nação, finalmente postergado.