Angola e Dubai assinam acordo de dupla tributação

Angola e Dubai assinam acordo de dupla tributação

Um acordo no domínio da fiscalização que visa evitar a dupla tributação entre Angola e o Dubai foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o seu homólogo do país árabe.

O acordo no domínio fiscal foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o Ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Al Jabar, na passada Quinta-feira, no decurso da visita a Angola do governante do país árabe, de acordo com uma nota do Ministério das Finanças. Durante a estadia no nosso país, as duas partes mantiveram encontros e discutiram as perspectivas de cooperação económica, comercial e técnica, tendo ainda procedido à revisão de projectos que já estão em curso, tanto no domínio da aviação civil como das telecomunicações, com destaque para os sectores que o Governo angolano considera ser importante para a diversificação da economia.

’No âmbito da estratégia de redução da dependência do petróleo, foram conversações que vieram dar perspectivas para uma cooperação mutuamente vantajosa’, referiu Manuel Augusto. ’A partir de hoje, os operadores económicos dos dois países podem discutir os aspectos técnicos, financeiros e outros detalhes, para tornar possível a cooperação’, concluiu o Ministro.

Repatriação de capitais

Sultan Al Jabar referiu serem ‘altas’ as relações de cooperação entre Angola e os Emirados Árabes Unidos, tendo acrescido que a presente visita vai servir para o alargamento da diplomacia entre ambos os países. ’Angola tem sido um exemplo de país de liderança nos negócios no continente africano. Hoje, conseguimos marcar uma nova posição a nível dos negócios em Angola, nos sectores do petróleo e gás.

Estamos a identificar novas áreas de negócios e de cooperação e novas oportunidades para fortalecer a cooperação’, sublinhou, quando realçou que a ‘nova visão da liderança de Angola é uma razão adicional para acelerar as relações fraternas entre as duas nações e trabalhar juntas para benefícios dos dois povos’. Sultan Al Jabar expressou, durante a sua visita, a disponibilidade dos Emirados Árabes Unidos para cooperar com Angola no processo de repatriamento de capitais. O governante disse que ‘o repatriamento de capitais é uma outra área importante em que os Emirados Árabes Unidos deverão cooperar com o Banco Nacional de Angola (BNA), no sentido de se identificarem soluções e mecanismos para o permitir