Presidente da República ausculta membros da sociedade civil

Presidente da República ausculta membros da sociedade civil

A colaboração das igrejas nos programas do Executivo nos sectores da educação e saúde dominou os encontros, em separado, que o Presidente da República, João Lourenço, teve nesta Segunda-feira,12, com entidades religiosas, representantes juvenis e um Colégio de Anciãos

Em audiências no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado angolano recebeu o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, os bispos das igrejas Metodista Unida, Gaspar João Domingos e de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), Afonso Nunes. Foram igualmente recebidos pelo Chefe de Estado representantes do Conselho Nacional da Juventude e membros do Colégio dos Anciãos, liderado por França VanDúnem.

Em declarações à imprensa, no final da audiência, Dom Filomeno Vieira Dias, valorizou a interacção do Presidente João Lourenço com os membros da sociedade civil. Para o arcebispo de Luanda (Igreja Católica), o encontro com o Titular do Poder Executivo permitiu passar em revista assuntos relacionados com a participação social da igreja nos segmentos de educação e da saúde.

Entretanto, o bispo da Igreja Metodista Unida, Gaspar João Domingos, manifestou a disponibilidade da instituição em manter a colaboração com o Executivo com base em programas, fundamentalmente, nos sectores da educação e saúde. Comprometeu-se, em nome da Igreja Metodista, em continuar a evangelizar, esperando que os cidadãos adquiram valores cristãos.

Já o bispo Dom Afonso Nunes informou que transmitiu ao Presidente da República a visão da Igreja Tocoista sobre a Nação, além de ter aproveitado a ocasião para falar das celebrações do centenário do nascimento do profeta Simão Toco, cuja cerimónia será realizada na província do Uíge este mês.

Isaías Kalunga, do Conselho Nacional da Juventude, disse ter transmitido ao Chefe de Estado as principais preocupações que afligem os jovens do país, entre as quais as relacionadas com o emprego e a educação.

Da parte do Colégio dos Anciãos o Presidente conversou com um grupo liderado por França Van-Dúnem, que já exerceu as funções de primeiro-ministro da República. França Van-Dúnem disse ter informado ao mais alto mandatário da Nação algumas preocupações que afligem o Colégio dos Anciãos, bem como transmitiu a solidariedade do grupo ao novo Executivo.