Angola e Gabão discutem relançamento da cooperação

Angola e Gabão discutem relançamento da cooperação

Os Presidentes de Angola, João Lourenço, e do Gabão, Ali Bongo, abordaram ontem em reunião privada, no Palácio Presidencial, em Luanda, questões ligadas ao relançamento da cooperação entre os dois países bem como de aspectos da situação regional Ali Bongo efectuou ontem uma visita oficial de trabalho a Angola de algumas horas, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço, visando fortalecer os laços de amizade e de cooperação existentes entre os dois países.

Segundo ainda o director de África e do Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espirito Santo, a visita enquadrou-se no âmbito das consultas regulares. Acrescentou que além dos aspectos de interesse bilateral, os dois estadistas abordaram a situação regional, olhando especificamente para as questões de segurança na África Central, onde persistem alguns conflitos. Joaquim do Espirito Santo adiantou ainda que será realizada em princípios de Março uma Cimeira do Conselho de Paz e Segurança da Africa Central que vai juntar vários líderes africanos.

O encontro, segundo acrescentou o diplomata angolano, será antecedido de uma outra reunião do Conselho de Defesa e Segurança da África Central que vai reunir os ministros da Defesa e chefes de Estado maiores e os chefes de segurança. Recordou que Ali Bongo é também o presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) “razão pela qual no encontro foi passado em revista a situação de segurança na região da África Central”. “E a questão da RDC foi certamente analisada. Como acompanharam o Presidente João Lourenço esteve na Quinta-feira, em Kinshasa”, sublinhou. Quanto ao estado das relações de cooperação entre os dois pais, Joaquim do Espirito Santo considerou estarem estagnadas.

“Nós já temos até aqui sete instrumentos jurídicos assinados mas que precisam de facto de ser revisitados para que possamos relançá- los e para que possam de facto corresponder ao nível das relações políticas existentes entre os dois países”, frisou Segundo o responsável, existe entre Angola e o Gabão um acordo geral de cooperação que inclui vários domínios nomeadamente da agricultura, pescas entre outros sectores. Angola e o Gabão são membros da CEEAC, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), da União Africana e da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos últimos meses, os dois estados mantiveram contactos a nível presidencial, com o envio a Libreville de um enviado especial do Chefe de Estado angolano e que visou a troca de informações pertinentes relacionadas com a situação na CEEAC.