Luís Filipe

Luís Filipe

Quando alguém se desintoxica não limpa apenas o seu organismo, mas também purifica a mente e o espírito. Embora a nossa tendência seja pensar na desintoxicação em termos exclusivamente físicos, é bom lembrar que originalmente o jejum, a prática de Wu – Wei – que ensino nos meus programas de desintoxicação e rejuvenescimento – (é o princípio prático central da filosofia taoista.

POR: Luís Filipe

Corresponde a um modo de viver que tem, por objectivo, reconquistar um estado de harmonia perfeita com o Tao (o princípio oculto que rege o universo, segundo a filosofia taoista). É um modo de viver que consiste em não fazermos nada de “artificial”, convencional ou exclusivamente voluntário, e em nos comportarmos sem tentarmos forçar as coisas a serem como desejamos, ou seja, em termos uma conduta completamente serena, sem esforço e sem tensão, sem interferência no curso natural dos acontecimentos.

Em outras palavras, consiste em se evitar qualquer acção desnecessária, e a purificação eram considerados uma prática espiritual. Praticamente todas as principais religiões o universo, segundo a filosofia taoista). É um modo de viver que consiste em não fazermos nada de “artificial”, convencional ou exclusivamente voluntário, e em nos comportarmos sem tentarmos forçar as coisas a serem como desejamos, ou seja, em termos uma conduta completamente serena, sem esforço e sem tensão, sem interferência no curso natural dos acontecimentos. Em outras palavras, consiste em se evitar qualquer acção desnecessária, e a purificação eram considerados uma prática espiritual. Praticamente todas as principais religiões do mundo já apregoaram os benefícios da purificação do corpo como uma maneira de purificar a mente e a alma. Psicologicamente, faz bastante sentido.

Quando algum paciente se propõe a fazer o meu programa de desintoxicação, está dizendo ao seu inconsciente que é hora de limpar, de purgar, de se livrar das impurezas. O inconsciente reconhece isso não apenas como uma limpeza corporal, mas como uma metáfora de um processo muito mais profundo. O paciente está sinalizando que vai dar início a uma limpeza mental, emocional e espiritual. Talvez isso possa parecer irreal, mas milhares de pessoas que se submeteram ao meu programa de purificação confirmam isso. Quando nos desintoxicamos, começamos a reavaliar toda a nossa vida. Muitas vezes descobrimos que nos apegamos a padrões de pensamentos e condutas indesejáveis; outras, percebemos que a maneira como vivemos é inadequada e em nada contribui para o nosso crescimento psicológico.

Durante o processo de desintoxicação é comum os pacientes tomarem decisões importantes em relação à vida, ao trabalho, aos relacionamentos e à espiritualidade. Em geral, relatam uma sensação maravilhosa de clareza mental e emocional: problemas que pareciam intransponíveis são resolvidos repentinamente. Decisões que antes pareciam extremamente difíceis passam a ser tomadas num piscar de olhos. O paciente vai descobrir que paralelamente à sensação de energia e limpeza do corpo, vai experimentar também uma onda de criatividade e produtividade durante o processo e nas semanas que se seguem. A desintoxicação também reforça a auto-estima e a autoconfiança de modo subtil e intensa. À medida que o organismo realiza o processo de limpeza e começa a funcionar de forma ideal, com a consciencialização de quanto o corpo humano é maravilhoso e, muitas vezes, um desejo de tratá-lo melhor no futuro.