Lei do Investimento Privado será alterada

Lei do Investimento Privado será alterada

Com vista a facilitar o surgimento de um maior volume de investimentos no país e aumentar a produção nacional, a actual Lei do Investimento Privado, aprovada em 2015, será alterada e simplificada.

A afirmação é da ministra da Indústria Bernarda Martins. A governante que não avançou datas, explicou que o objectivo é limitar a burocracia nos segmentos das importações e exportações, visando reduzir a tributação. “Desse modo, facilmente se poderá expandir a produção, maximizando os lucros, o que vai contribuir para uma economia estável”, declarou.

Falando à imprensa no final de uma visita de constatação à fábrica de detergentes “Mitan”, que ardeu em chamas no dia 9 de Fevereiro, disse que o Executivo angolano tem trabalhado para resolver a problemática do acesso às divisas, na perspectiva do aumento da produção nacional. Na ocasião, garantiu que o apoio do Executivo na reabilitação da fábrica de detergentes, cuja capacidade instalada era de 200 mil litros e produzia 70 mil litros por dia.

Bernarda Martins disse igualmente que o Estado vai apoiar os empresários em termos de financiamento bancário, acesso a lotes de terreno através das administrações, à medida que se for investindo no comércio. Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da firma, João Sousa, adiantou que para a reconstrução da fábrica de detergentes serão necessários cerca de EUR 800 milhões.