Governador de Luanda aconselha grupos a prepararem-se para a próxima edição

Governador de Luanda aconselha grupos a prepararem-se para a próxima edição

A intenção visa evitar correrias à semelhança do que foi observado este ano.

POR: Augusto Nunes

O governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, apelou aos grupos carnavalescos a iniciarem a preparação da próxima edição, a partir do mês de Abril para que, no mês de Outubro ou o mais tardar Novembro, tenham todas as condições criadas para a festa, de modo a evitar-se correrias como se observou este ano Adriano Mendes de Carvalho, que falava na cerimónia de outorga de prémios aos grupos vencedores da 40ª edição do Carnaval de Luanda, Sábado, na LAASP, ex-Liga Africana, manifestou a sua profunda gratidão aos grupos carnavalescos que, apesar das dificuldades, emprestaram todo o seu saber e dedicação, oferecendo um espectáculo pleno de exuberância, cor e bastante luminosidade.

O governante anunciou a realização o mais breve possível de um encontro de reflexão sobre o modus operandi do Carnaval, de modo a permitir apresentar melhorias e inovações na próxima edição. O governador advogou igualmente a revisão dos regulamentos (Geral e Manual do Jurado), apoios e interacção com os mecenas, a realização de oficinas técnicas e artísticas do Carnaval, dos desfiles municipais e da liguilha, os tempos de exibição dos grupos e blocos, sobre a integração e a participação dos municípios do Icolo e Bengo e da Quiçama.

A intenção, segundo o governante, é encontrar mecanismos para um Carnaval mais indústria de espectáculo, mais turístico, economicamente rentável e mais participativo. No seu entender, esta foi uma edição bastante pigmentada, onde o destaque foi a presença dos grupos de cinco províncias do país, que trouxeram outras propostas temáticas que deverão merecer o estudo dos nossos especialistas, na perspectiva de poderem incorporá- los no nosso Carnaval. Adriano Mendes de Carvalho agradeceu aos governos das províncias de Benguela, de Cabinda, do Cuanza-Sul, do Huambo e da Lunda-Norte, pela participação no desfile central do Carnaval e aos foliões de Luanda, o seu apreço.

Felicitou os grupos vencedores na certeza de que tal feito permitirá que os demais possam aprimorar a sua preparação para a edição de 2019 e enalteceu o empenho da Comissão Provincial do Carnaval pelas condições criadas para a maior festa popular e para imprensa em geral. O reconhecimento do governador Adriano Mendes de Carvalho foi extensivo à Polícia Nacional, aos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, às equipas de emergência médica, às equipas de limpeza e saneamento, ao corpo de jurado, aos patrocinadores, entre outras individualidades.