Carta do leitor: A criminalidade

Carta do leitor: A criminalidade

Podemos perceber que o direito de ir e vir está cada vez mais limitado em Angola. Porque acontece isso? Nota-se uma situação lamentável, aonde a criminalidade vem sendo um caso de preocupação, pois o que se presencia são vidas tiradas inocentemente como quem se toma um objecto sem valor.

Por: George Gabriel/Suiça

Além disso, o número de vítimas do crime cresce notavelmente, não só nos grandes bairros como era antes associado, mas também em lugares simples e pequenos, factos que puderam ser notados no ano de 2013 com as ondas de assassinatos principalmente em Luanda, sendo executadas pessoas que saíam em busca de diversão para sentirem-se muitas vezes revitalizadas para mais um dia de trabalho e infelizmente o esforço de uma vida toda termina pelas mãos de quem não sabe o que é ter amor pela vida e tão pouco a grandiosidade dos sonhos.

Tudo isso ocasiona um refúgio aos cidadãos que temem o contacto social, sendo obrigados a deixar seus momentos de lazer devido à tamanha violência. Não podemos esquecer que hoje a participação de jovens menores em crimes está se tornando algo comum, uma vez que as leis não determinam punições.

Mas, ainda assim acreditamos que existe solução para tal situação, através da educação de qualidade, no reforço à segurança pública e privada e na conscientização pelo respeito ao próximo. Contudo, a sociedade Angolana clama por socorro que serás atendida quando a busca pela paz passar a ser uma missão de todos.