Liquidez absorvida pelo BNA em Janeiro situou-se em Kz 124,1 mil milhões

As operações de mercado aberto realizadas em Janeiro registaram incremento de 87 por cento

ESPAÇO ANGOLA

• O Banco Nacional de Angola realizou ao longo do mês de Janeiro de 2018 operações de absorção de liquidez no montante de Kz 124,1 mil milhões , um incremento de 87% face ao mês anterior.

• Os Títulos do Tesouro de longo prazo representaram cerca de 95% do montante negociado no mercado secundário de dívida pública em Janeiro de 2018, situando-se em Kz 28,659 mil milhões

ESPAÇO INTERNACIONAL

• Zona Euro: A confiança dos consumidores referente ao mês de Fevereiro reduziu para 0,1 pontos, de 1,4 pontos registado no mês anterior, que representa a primeira queda nos últimos sete meses.

•Japão: O índice PMI manufactureiro da Nikkei registou uma ligeira redução ao fixar-se em 54 pontos durante o mês de Fevereiro, após atingir 54,8 pontos em Janeiro.

 VISÃO ATLANTICO

• O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou ao longo do primeiro mês de 2018 operações de mercado aberto para absorção de liquidez no montante de 124,1 mil milhões AOA, que corresponde a um aumento de 87% em comparação ao mês de Dezembro de 2017. As operações monetárias realizadas entre o BNA e os bancos comercias têm como principal objectivo a regulação monetária.

Destaca-se que o total absorvido em Janeiro representa o montante máximo em comparação aos três meses anteriores, tal como um aumento de 171% em relação ao período homólogo de 2017.

• A confiança dos consumidores referente ao mês de Fevereiro do ano corrente apresentou uma redução para 0,1 pontos, após atingir 1,4 pontos em Janeiro do ano corrente, sendo que em Fevereiro de 2017 a confiança do consumidor situou-se em -6,4%. Entretanto, a queda registada corresponde â primeira dos últimos sete meses. Importa ressaltar que o optimismo dos consumidores para a região atingiu o terceiro valor positivo durante o período em análise.