Análise Diária: A taxa de juro Overnight em Janeiro aumentou para 19,45%

Análise Diária: A taxa de juro Overnight em Janeiro aumentou para 19,45%

As taxas de juro no mercado interbancário variaram nas diferentes maturidades de 0,3 a 1,68 pontos percentuais

POR: Atlantico

Espaço Angola

As taxas de juro de referência no mercado interbancário, Luibor, cresceram entre 0,38 p.p. e 1,68 p.p., em Janeiro, com destaque para a Overnight que passou de 17,77% para 19,45%. • As relações económicas entre Angola e a África do Sul poderão ser fortalecidas com a possibilidade de estabelecer-se um acordo, actualmente em análise, sobre as transacções comerciais entre os países com base no Kwanza e no Rand.

Espaço Internacional

Zona Euro: O índice PMI manufactureiro da Markit situouse em 58,5 pontos em Fevereiro, correspondendo a uma queda de 1,1 pontos face ao mês anterior, tal como, o nível mínimo dos últimos três meses.  África do Sul: O índice de preços ao consumidor em Janeiro, variou 4,4% em comparação ao período homólogo, uma redução de 0,3 p.p. face ao mês anterior.

Visão Atlantico

As taxas de juro de referência no mercado interbancário, Luibor, cresceram de 0,38 p.p a 1,66 p.p, em Janeiro, com destaque para a Overnight que passou de 17,77% para 19,45%, sendo a maior taxa Overnight registada no mercado interbancário nos últimos três meses de 2017. A variação da taxa representa um maior custo na obtenção de liquidez dos bancos comercias no mercado interbancário. Essas variações poderão ser resultado da política monetária contraccionista do Banco Nacional da Angola e da depreciação do kwanza face às principais moedas registada no mês em análise.

O índice PMI manufactureiro da Markit situou-se em 58,5 pontos em Fevereiro, que corresponde a uma queda de 1,1 pontos face ao mês anterior e o nível mínimo nos últimos três meses. No último trimestre, a Zona Euro, composta por dezanove países, registou uma taxa de crescimento de 0,6% e prevê crescer neste primeiro trimestre de 2018 na ordem de 0,9%, em virtude de uma recuperação do índice de confiança na economia, nas condições favoráveis de financiamento e no aumento da procura interna e externa.