Presidente da República abre ano académico 2018-2019 na Lunda-Sul

Presidente da República abre ano académico 2018-2019 na Lunda-Sul

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se esta Segunda-feira,26 à província da Lunda-Sul para uma visita de trabalho de algumas horas

O propósito principal da deslocação do Chefe de Estado é o de presidir à cerimónia de abertura do ano académico 2018/2019, segundo informa uma nota da Casa Civil do Presidente da República, a que a Angop teve acesso.

No tempo em que permanecerá na cidade capital da província da Lunda-Sul, o Presidente João Lourenço vai visitar as obras do futuro Hospital Geral de Saurimo, que está a ser erguido no bairro Candembe.

A comitiva do Presidente da República para esta deslocação à Lunda- Sul inclui ministros de Estado, ministros e integrantes do seu gabinete, segundo o mesmo documento.Ensino Superior inaugura ano académico com mais vagas Cento e 38 mil 418 vagas, algumas ainda por preencher, foram colocadas à disposição dos estudantes do Ensino Superior em todo o país, segundo dados do ministério de tutela.

O número representa um aumento de 27.332 vagas, comparativamente com as 111.086 colocadas à disposição no ano académico anterior. Das vagas deste ano, 106.585 lugares estão nas universidades privadas. Na Lunda-Sul, província que acolhe o acto formal de abertura do ano académico, destacam-se as vagas disponíveis na Escola Superior Politécnica, um total de mil.

No entanto, a Escola Superior Politécnica não é a única desse subsistema na Lunda-Sul, a outra é o Instituto Superior Politécnico Lusíada, ambos sediados na cidade de Saurimo. As duas unidades fazem parte de uma região académica que também integra as províncias de Malanje e da Lunda-Norte.

No conjunto, as três províncias possuem oito unidades orgânicas. Para o presente ano académico, os cursos mais procurados a nível nacional foram os ligados às ciências sociais, políticas e comunicação, enquanto os relacionados às ciências exactas, naturais e ambiente, são os menos concorridos. O país conta com 72 instituições do ensino superior, sendo 48 delas privadas.