Governo de Luanda suspende férias de administradores e directores até Maio

Governo de Luanda suspende férias de administradores e directores até Maio

O governador provincial de Luanda suspendeu as autorizações de gozo de férias e viagens a todos os funcionários que exercem cargos de administradores, directores e chefes de gabinetes até 20 de Maio.

Numa nota de imprensa enviada à redacção de OPAÍS, Adriano Mendes de Carvalho esclarece que a medida está relacionada com as fortes chuvas que têm caído sobre a província e os danos humanos e materiais causados.

No documento, o governador explica que as referidas férias dos administradores municipais e comunais, assim como dos directores dos diversos gabinetes, foram suspensas tendo em conta que “as previsões meteorológicas indicam que as quedas pluviométricas se prologuem por mais de 3 meses” e há necessidade de se prestar o melhor acompanhamento aos infortúnios. As fortes chuvas que têm caído sobre Luanda já causaram mais de dez mortes e vários feridos. Num balanço recente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, foram notificadas mais de 2.000 inundações em residências.

Previsão do tempo para amanhã

O Instituto Nacional de Meteoro logia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de hoje, Terça-feira (dia 27), para a zona Norte, céu parcialmente nublado, apresentando- se temporariamente muito nublado durante a madrugada, em quase toda a região. De igual modo, ocorrência de aguaceiros com trovoada em alguns municípios das províncias de Luanda, Bengo, Cabinda, Zaire, Uíge, Malanje e Cuanza-Norte, assim como chuva moderada em algumas municipalidades da Lunda Norte, Lunda-Sul e Cuanza Sul. Para o centro do país, o INAMET antevê céu pouco ou parcialmente nublado, com chuva moderada que pode ser localmente forte, acompanhada (por vezes) de trovoada em alguns municípios das províncias do Huambo e Moxico, o que não acorrerá em Benguela, nem no Bié.

Já no Sul, o céu estará pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado pela madrugada e manhã no Cuando Cubango, com possibilidade de chuva fraca dispersa em alguns municípios desta localidade. Assim, as temperaturas extremas (máximas e mínimas) em graus centígrados previstas para as capitais provinciais de Angola são: Luanda 29/26, Cabinda 31/25, Sumbe 31/26, Caxito 29/24, Mbanza Kongo 29/21, Uíge 27/20, Ndalatando 27/19, Malanje 30/21, Dundo 28/21, Saurimo 27/21, Benguela 30/25, Huambo 27/11, Cuito 27/17, Luena 29/16, Lubango 29/13, Menongue 30/15, Moçâmedes 29/23.