Músico Adelino João prepara primeiro álbum de originais

Músico Adelino João prepara primeiro álbum de originais

O disco vai comportar apenas o género musical Semba. Segundo o músico “AJA Lino”, a obra encontra-se em fase de acabamento

Por: Miguel Kitari

O músico Adelino João António prevê lançar o seu primeiro disco de originais ainda este ano. Conhecido nas lides musicais como AJA Lino, Adelino João revelou que o disco, cujo lançamento depende de alguns apoios e patrocínios, vai comportar 10 faixas musicais no estilo Semba.

O músico prevê produzir três mil cópias para serem comercializadas no país inteiro. A aposta pelo estilo, segundo o artista, prende-se com a influência que teve de músicos de outros tempos, nomeadamente, David Zé, Urbano de Castro, Artur Nunes, e de conjuntos que foram destaque no país, como é o caso dos “Jovens do Prenda” e os Kiezos. “Tenho algum apoio financeiro, mas trata-se da metade do necessário para a publicação do álbum que tenho certeza que a sociedade vai gostar”, assegurou.

Os trabalhados de captação e arranjos foram feitos no estúdio Santos Figueiredo, em Luanda, e conta com a participação de Artur Constantino “Nelas do Som”, João Mário, Xalita, Chico Santos, Zé Manico, Santos Figueiredo.

O artista avançou que é sua pretensão fazer a masterização e mistura no exterior, no entanto, ainda não definiu onde será em concreto, em virtude da componente financeira.

O artista De 57 anos de idade, o músico começou a cantar cedo, concretamente em 1979, no bairro da Boavista, em Luanda, onde viveu. Antes de apostar na carreira a solo, Adelino João representou a banda da extinta Força Aérea Popular de Angola (FAPA-DAA).

Refira-se que o músico já actuou em vários palcos, sobretudo em momentos festivos, com realce para “Pé no Palco”, “Mutamba Musical”, no antigo Cinema Karl Marx.