Lançado em Portugal o livro “Os Tuneza – Humor não é só fazer rir”

Lançado em Portugal o livro “Os Tuneza – Humor não é só fazer rir”

Um livro que revela pormenores do início de vida de cada um dos membros do grupo de comediantes angolanos Os Tuneza foi lançado em Lisboa (Portugal), no dia 26 de Fevereiro, na FNAC do Centro Comercial Colombo.

POR: Sílvia Milonga, em Lisboa

“Os Tuneza – Humor não é só fazer rir” é o título da obra elaborada pelo jornalista português Tiago Carrasco e editada pela Matéria Prima Edições. Durante o lançamento, o integrante dos Tuneza Costa Vilola enfatizou, com lágrimas nos olhos, que a obra pretende passar aos jovens angolanos a mensagem de que, apesar das muitas vicissitudes da vida, é possível crescer e fazer coisas positivas que engrandecem a nossa passagem pela vida.

Uma série de fotos do Arquivo D’os Tuneza estão patentes na obra que tem 244 páginas e termina com uma longa lista de agradecimentos dos Tuneza aos seus amigos de dentro e de fora de Angola e a todos os humoristas, músicos, DJ’s, organizadores de eventos e artistas angolanos em geral. Agradecem igualmente a todos aqueles que deram depoimentos sobre o seu percurso e sobre a sua obra. O comediante português Nilton, que procedeu à apresentação do livro e também o seu prefácio, sublinha que “Os Tuneza são contagiantes e genuínos e atingem uma transversalidade que prova o sucesso do grupo”.

Tiago Carrasco, por seu turno, escreve: “através da convivência com estes cinco humoristas apercebi- me da enorme fama e reputação de que gozam em Angola e espero que esta biografia faça jus aos seus 15 anos de carreira, e que os fãs fiquem a conhecer as vidas destes homens que através das gargalhadas libertaram Angola da rigidez e dos formalismos”. O acto de lançamento no Colombo, local que os Tuneza apelidam de “nossa Embaixada”, foi repleto de momentos de paródia e de gargalhadas, tendo o público presente demonstrado uma vez mais o enorme carinho e admiração pelos humoristas Gilmário Vemba, Costa Vilola, Cesalty Paulo, Tigre Chieta e Orlando Kikuassa.