Análise Diária: índice dos preços vigiados registam aumento de 2,44%

Em termo homólogos, os preços vigiados variaram em 3,1 pontos percentuais

POR: Atlantico

Espaço Angola

O Índice dos Produtos de Preços Vigiados registou incremento de 2,44% no mês de Janeiro face ao período anterior.  O Banco Nacional de Angola decidiu triplicar o capital social mínimo obrigatório dos bancos comerciais que operam no país, dos actuais 2,5 para os Kz 7,5 mil milhões, até final de Dezembro de 2018.

Espaço Internacional

Zona Euro: A taxa de desemprego referente ao mês de Janeiro de 2018 manteve-se estável, ao fixar-se em 8,6%, o mesmo nível apurado no mês anterior, tal como, a menor taxa desde Dezembro de 2008. China: O Índice Manufatureiro Caixin apurado durante o mês de Fevereiro apresentou um aumento de 0,1 pontos, situando-se em 51,6 pontos.

Visão Atlantico

O Índice dos Produtos de Preços Vigiados registou incremento de 2,44% ao longo do mês de Janeiro de 2018. O IPPV, que é elaborado com base em uma amostra recolhida em cinco províncias do país – Cabinda, Cuanza-Norte, Huambo, Luanda e Lunda-Norte – e composto por trinta e dois produtos vigiados, aumentou em Janeiro de 2018, entretanto, em termos homólogos, apresentou uma contracção de 13,8%. A taxa de desemprego na Zona do Euro referente ao mês de Janeiro de 2018 manteve-se estável, em 8,6%, o mesmo nível apurado no mês anterior, tal como, a menor taxa desde Dezembro de 2008.

Em conjunto, os 19 países que compõe a Zona Euro reduziram o número de desempregados em cerca de dez mil, atingindo aproximadamente 1.429 milhões de pessoas desempregadas. Entre os países da região, a menor taxa de desemprego foi registada pela República Checa, com 2,4%, seguida pela República de Malta com 3,5%. Enquanto a Grécia e a Espanha, com 20,9% e 16,3%, respectivamente, registaram as maiores taxas.