Venezuela realiza eleições presidenciais a 20 de Maio

Venezuela realiza eleições presidenciais a 20 de Maio

A Venezuela realizará eleições presidenciais no dia 20 de Maio, disse o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena, na Quinta-feira.

O anúncio veio depois que o governo e os partidos da oposição concordaram em adiar a data do final de Abril para o final de Maio. “Estamos a reprogramar as eleições presidenciais e a pedir eleições legislativas regionais e locais”, disse Lucena a repórteres numa conferência de imprensa, em Caracas.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, vai candidatar-se à eleição como candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), e o ex-governador do estado de Lara, Henri Falcón, concorrerá contra ele como candidato do Partido Avanço Progressista (AP) e do Partido Movimento ao Socialismo (MAS).

O chefe de campanha de Falcón, Luis Romero, e o ministro das Comunicações e Informação de Maduro, Jorge Rodríguez, assinaram um acordo, no qual os dois lados se comprometem a respeitar o resultado das eleições. Outros quatro candidatos da oposição também concorrerão, segundo a rede de notícias Telesur, situada em Caracas.