Guerra na Síria matou em média uma criança por hora este ano

Guerra na Síria matou em média uma criança por hora este ano

O Fundo das Nações Unidas para a Infância indicou que desde o início do ano morreu, em média, uma criança por hora na guerra na Síria Numa conferência de imprensa em Genebra, o director da Unicef para o Médio Oriente e o Norte de África, Geert Cappelaere, revelou que mais de mil crianças morreram ou ficaram gravemente feridas devido ao conflito desde que começou 2018. Geert Cappelaere precisou que o número significa que morreu em média uma criança por hora.

“A situação continua a causar enorme preocupação”, disse Cappelaere, adiantando que a Unicef tem preparada uma caravana para entrar em Douma, na região de Ghouta oriental, nos arredores da capital síria, desde que foi aprovada, no Sábado, a resolução do Conselho de Segurança da ONU exigindo uma trégua de 30 dias na Síria.

Em Ghouta oriental, enclave rebelde sitiado desde 2013, residem cerca de 200 mil crianças, segundo a Unicef. Cappelaere disse que a agência tem autorização para aceder à região hoje, Domingo, 4, e que a caravana transportará medicamentos e alimentos para 70 mil crianças.

Assinalou ainda serem “alarmantes” os níveis de desnutrição em Ghouta oriental e recordou que uma centena de crianças precisam de ser retiradas da região por questões de saúde.

A Unicef apelou às partes envolvidas na guerra da Síria para respeitarem as tréguas, permitindo o acesso da ajuda humanitária em todo o país. Desde o seu início em 2011, a guerra na Síria já matou mais de 340 mil pessoas e obrigou milhões a abandonarem as suas casas.