BDA avalia reembolso de 84 projectos agrícolas pelo país

BDA avalia reembolso de 84 projectos agrícolas pelo país

As atenções estão viradas para os projectos agrícolas na província do Cuanza Sul e de Malange, onde o Conselho de Administração do Banco efectua desde ontem visitas de trabalho.

Técnicos do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) realizam visitas de constatação em projectos financiados pela instituição bancária em todo o país. De acordo com o banco, que anuncia o facto em nota, os trabalhos, que começaram ontem, terminam no próximo dia 8 do mês em curso. As equipas de fiscalização dos projectos, que são encabeçadas pelo Presidente do Conselho de Administração do BDA, têm por objectivo avaliar e constatar as condições precedentes para o desembolso de créditos a 84 projectos por todo o país.

“A fiscalização contínua dos projectos se enquadra no plano estratégico do BDA que visa mitigar o crédito malparado”, refere o banco. Durante a vistoria são exigidas condições precedentes para o desembolso, no prazo máximo de 90 dias, entre as quais a apresentação de provas documentais do valor dos activos incorporados no investimento e ou documentos comprovativos de depósitos que representem a comparticipação no investimento com fundos próprios do mutuário. Deves-e igualmente apresentar os comprovativos dos imóveis prestados como garantia de pagamento do crédito realizado por entidade especializada e validada pelo BDA, o cronograma de execução do projecto, emissão de procuração irrevogável a favor do Banco, e prestação de fiança dos sócios.

Entre outros requisitos, para o desembolso, são obrigados a constituir hipoteca dos imóveis indicados como garantia, penhora dos equipamentos adquiridos com os recursos do financiamento, a favor do BDA, o seguro multirriscos dos bens adquiridos com os recursos do financiamento e a formalização do contrato de mútuo. Para os dia 5 (ontem), 6 e 7, na província do Cuanza Sul, estão previstas visitas às fazendas Soba Kitumba e Fazenda Vrelo Limitada, bem como às empresas Uniovo Angola, Sociedade Agropecuária do Tongo, Organizações de Luís Camdamba e Filhos e Nova Agrolider Exploração Agro Pecuária.

Na província de Malange serão efectuadas visitas às empresas Vengue Madeiras, Vale Verde Agro Industrial, Constâncio Garcia e Garcias Limitadas, VCCC Agro indústrias e a Fazenda Tuala Kumoxi Limitada. O programa de constatação começou na província de Benguela, no dia 29 de Janeiro, tendo o mesmo passado pelas províncias da Huíla, Bengo, Uíge e Huambo. Estão ainda previstas visitas de fiscalização a projectos nas províncias do Moxico, Cuando Cubango, Zaire, e Cuanza Norte.