Comissão económica do CM reúne-se na Lunda-Norte

Comissão económica do CM reúne-se na Lunda-Norte

O Presidente da República, João Lourenço, deverá deslocar-se no próximo dia 14 deste mês à província da Lunda-Norte, onde vai dirigir uma reunião da Comissão Económica.

POR: Dani Costa

O referido encontro, de que farão parte os responsáveis das principais pastas ministeriais do seu executivo, terá lugar na cidade do Dundo. Fontes deste jornal garantem que João Lourenço deverá manter ainda um encontro com os governadores das Lundas Norte e Sul, nomeadamente Ernesto Muangala e Ernesto Kitekulo, assim como o do Moxico, Gonçalves Muandumba. A viagem acontece duas semanas depois de João Lourenço ter estado na província da Lunda-Sul. Na sua capital, Saurimo, o Chefe de Estado fez a abertura do ano académico.

O Presidente visita a Lunda-Norte depois de no dia 3 do corrente mês vários moradores desta província se terem manifestado contra a subida do preço dos bilhetes da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, na rota Dundo-Luanda e vice-versa, no princípio do ano, de 32 mil para 84 mil Kwanzas. Os populares percorreram, de forma pacífica, a zona entre a rotunda da Brigada e a entrada do Aeroporto do Kamaquenzo, onde funciona a direcção da TAAG, cujo responsável recebeu no fim uma carta com as preocupações dos lundas. Em Novembro do ano passado, a Comissão Económica do Conselho de Ministros reuniu-se em Cabinda. Na ocasião, foram analisadas as linhas gerais do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2018, documento que deve ser submetido ao Parlamento no mesmo mês e já aprovado.

O encontro debruçou-se ainda sobre o andamento das obras da nova ponte cais em construção na região, o fornecimento de energia eléctrica à província, bem como a revitalização da indústria madeireira. A Comissão Económica do Conselho de Ministros tem como incumbência tratar da agenda macro- económica do Executivo angolano e assegurar a condução da gestão económica em harmonia com os objectivos e as prioridades do Programa de Governação do Presidente da República.