Fazenda Girassol aposta na formação

Fazenda Girassol aposta na formação

No âmbito de um acordo de protocolo de cooperação recentemente celebrado entre a Fazenda Girassol e o Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul (ISPKS), dez engenheiros agrónomos recém- formados já frequentam um estágio na Fazenda Girassol, situada no N’Zeto.

Esta parceria reforça a aposta da Fazenda Girassol na formação e no desenvolvimento de quadros angolanos. Neste domínio, a marca líder na produção de legumes e ervas aromáticas e o ISPKS focam-se nas áreas de mobilidade e intercâmbio de especialistas, investigadores e estudantes, no desenvolvimento de programas conjuntos de investigação e extensão universitária, na avaliação e acompanhamento de projectos, bem como nos estágios curriculares e na capacitação de recursos humanos.

A transferência de tecnologia e know how e a realização de aulas práticas também estão contempladas neste acordo. Recorde-se que, no final do ano passado, a Fazenda Girassol iniciou a colheita num novo campo agrícola no N’Zeto, província do Zaire, com mais de 87 hectares irrigados para produtos agrícolas. Este novo campo, composto por estufas e campos de ensaios, é considerado um projecto estratégico não só para a marca, como para a economia angolana, vocacionado à produção de frutas, legumes, ervas aromáticas, e a aposta em novas culturas como a batata-doce, reduzindo assim as importações.

Além da criação do centro do N’Zeto, a Fazenda Girassol possui ainda o centro do Kikuxi e do Kifangondo, em Luanda, com uma equipa constituída maioritariamente por angolanos com conhecimento técnico especializado. Os três centros contabilizam 800 empregos directos. Outra evolução importante alcançada no ano passado pela propriedade agrícola foi o início da distribuição no mercado formal e informal, diversificando assim a oferta dos seus produtos. Em 2015, pioneira na criação da loja online e da distribuição porta a porta, a partir do centro do Kifangondo, realiza actualmente mais de 100 entregas diárias em diferentes municípios de Luanda.