Alliance Française de Luanda promove actividades culturais para celebrar Semana da Francofonia

Alliance Française de Luanda promove actividades culturais para celebrar Semana da Francofonia

O Dia Mundial de Celebração da Francofonia assinala-se a 20 de Março. Durante o mês em curso, a Alliance Française vai realizar uma série de eventos culturais, desde gastronomia, circo, literatura, cinema e música

POR: Antónia Gonçalo

A Alliance Française de Luanda promove de 18 de Março a 2 de Abril actividades culturais, para celebrar o dia da Francofonia, que se assinala no dia 20 do mês em curso. São várias as actividades cul- Antónia Gonçalo turais agendadas, que vão desde a gastronomia, circo, literatura, cinema e música. No primeiro dia da jornada será realizado um torneio beneficente de Petanca (desporto tipicamente francês), na Escola Francesa, em Luanda.

Nos dias 20 e 22 serão realizadas duas conferências, na União dos Escritores Angolanos, que terá como convidado Wilfried N’Sondé, autor francês que vai falar acerca da sua obra intitulada “Um oceano, dois mares, três continentes” e sobre o futuro da literatura em África. As actividades prosseguem com a realização de um jantar de gastronomia francesa denominado “Good France”, bem como apresentações de circo da Companhia ‘Du Contrevent’, no Camões- Centro Cultural Português (CCCP) e no Centro de Animação Artístico do Cazenga. A companhia Du Contrevent vai apresentar um espectáculo de circo denominado “Enivrezvous”, onde através da mímica e do malabarismo mostra de forma cómica, a temática do livro e do prazer de ler, com base nas obras de Chaplin e Jacques Tati.

Constam ainda das actividades culturais um Festival Francofóno Belga, cerimónia de entrega de Diplomas de Estudos em Língua Francesa, Festival de Curta-Metragem Francófona e o Concertos de Toty Sa’Med e Nayela, no Centro Cultural Brasil Angola, na Alliance Française de Luanda, no Auditório do Banco Económico, respectivamente. O Festival Francófono Belfa, que acontece no dia 24, vai reunir os professores de francês de Luanda e alunos, para apresentarem os trabalhos efectuados nas escolas. Os mesmos interpretarão canções, danças e poemas. Já o festival de Curta-metragem, no dia 28, permitirá a apresentação de quatro curtas-metragens, “Le voyage dans la lune”, “La virée à Paname”, “Les Dauphines” e “Hora di Bai”, produzidos na Bélgica, França e Cabo Verde. A jornada será encerrada com o concerto do artista francês Toty Sa’Med e Nayela, no Lubango, província da Huila e em Cabinda.

A Francofonia

A Semana da Francofonia é um evento anual que tem como objectivo divulgar as culturas dos diferentes países, que integram a Organização Internacional da Francofonia. Os eventos pautam pela descoberta de vários países que têm a língua francesa como oficial, com a missão de dar vasão à diversidade, trazendo palestras, concertos, apresentações musicais, mostras de cinema, exposições e outras actividades hospedadas em instituições culturais, livrarias e escolas. A Organização Internacional da Francofonia (OIF) reúne 84 países e fomenta a sua cooperação, bem como a divulgação do idioma. O Dia Mundial de Celebração da Francofonia é o dia 20 de Março.