Erdogan promete limpar terroristas

Erdogan promete limpar terroristas

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, enviou tropas para a Síria para tentar afastar curdos sírios da fronteira com a Turquia.

Presidente turco diz que as suas tropas têm cercada a cidade síria de Afrin e que, depois, podem ir mais longe. Um comboio de veículos com ajuda humanitária conseguiu, no meio dos combates, levar alimentos até Douma, em Ghouta “Hoje estamos em Afrin, amanhã estaremos em Manbij. E a seguir garanto que iremos limpar todos os terroristas desde o leste do Eufrates até à fronteira com o Iraque”. A promessa foi deixada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ao dar conta dos progressos dos militares do seu país na Síria, no âmbito da Operação Ramo de Oliveira (contra as milícias curdas).

Segundo afirmou na Sexta-feira à tarde o chefe do Estado turco, os militares turcos conseguiram cercar a cidade de Afrin, no noroeste da Síria, podendo assumir o controlo da mesma a qualquer momento. “O centro de Afrin está cercado agora e a nossa entrada está iminente. Estamos a remover os últimos obstáculos que existem ao nosso cerco”, disse Erdogan num discurso televisivo. A Operação Ramo de Oliveira, que começou há sete semanas, visa afastar da fronteira turca as Unidades de Proteção Popular (YPG), forças curdas que o regime da Turquia vê como um grupo terrorista e uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Ilegalizado após décadas de violência, o PKK é considerado uma organização terrorista pelos EUA e pela UE. Os norte-americanos têm apoiado, no entanto, os curdos sírios das YPG na luta ao Estado Islâmico. Um apoio que enfurece Ancara. As ameaças constantes de Erdogan de que, depois de Afrin, as forças turcas vão para Manbij, poderão chocar precisamente com os EUA, que têm tropas mobilizadas naquela parte do território sírio. Antes de Erdogan, já o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, indicara que a operação em Afrin seria terminada até Maio e que depois disso seria levada a cabo uma operação conjunta com o governo iraquiano contra os curdos no Iraque. O chefe da diplomacia turca precisou que essa operação poderia começar após as eleições legislativas de 12 de Maio no Iraque, assinalando que, depois da Síria, as forças turcas seguirão para solo iraquiano. Numa altura em que a guerra na Síria vai entrar no seu sétimo ano (a revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad começou a 15 de Março de 2011), há diferentes actores no terreno: o regime sírio, os seus opositores, o Estado Islâmico, as milícias curdas, o Hezzbollah, a Rússia, os EUA, etc… Perante a situação de caos, alguns analistas admitem já que esta situação pode servir para redesenhar o mapa do Médio Oriente.

“Esta é a altura para um novo mapa no Médio Oriente que reflicta os diferentes povos. Esta iniciativa deve envolver as grandes potências, os EUA, também a Europa. Temos os alauitas, 13%, que vivem na costa síria, temos a grande maioria de sunitas, 70%, que vivem no centro, ao longo do rio, temos os xiitas no Iraque e temos os curdos”, declarou recentemente ao Diário de Notícias de Portugal o ex-militar israelita Aviv Oreg. O papel dos russos tem sido posto em evidência, por exemplo, na região de Ghouta, onde a ofensiva do regime de Assad contra os opositores de que se diz serem terroristas já fez mais de mil mortos desde meados de fevereiro, segundo dados dos Médicos sem Fronteiras. Perante a indignação mundial causada pelas imagens de destruição e de morte em Ghouta (e novas suspeitas de ataque químico), o presidente russo Vladimir Putin ordenou uma trégua para permitir a entrada de ajuda humanitária.