16 mortos ataques contra comunidades no norte da Nigéria

16 mortos ataques contra comunidades no norte da Nigéria

Dezasseis pessoas morreram em ataque perpetrados por pastores Fulanis (tribo local) contra comunidades do Estado de Plateau, no centro-norte da Nigéria, anunciou Domingo à noite a Polícia nigeriana.

No entanto, os habitantes destas comunidades referem-se a 25 mortos durante as matanças ocorridas entre 7 e 9 de Março corrente nas comunidades da localidade de Bokkos, incluindo durante uma visita do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, a este Estado. O Comando da Polícia do Estado de Plateau confirmou igualmente a detenção de um pastor com uma arma do tipo AK 47 em sua posse.

O porta-voz da Polícia, Terna Tyopev, que confirmou esta detenção em Jos, declarou que este pastor, identificado como Muhammadu Bimini, foi capturado por elementos da Polícia Móvel a 8 de Março corrente em Daffo, na mesma região. Tyopev indicou que o suspeito foi transferido de Bokkos para a Divisão de Insvetigações Criminais (CID) de Jos, onde está a ser interrogado. Acrescentou que o Comando da Polícia desdobrou mais pessoais para restabelecer a paz nas localidades expostas a distúrbios e recomendou à população para estar calma e desencorajar a justiça mãos próprias. Responsáveis comunitários, quando informavam os jornalistas Domingo em Jos, indicaram que algumas pessoas continuam desaparecidas.

Dois responsáveis da comunidade, Mamot Adams e Macham Makut, declararam que os corpos das pessoas mortas foram encontrados e sepultados em duas valas comuns, Sexta-feira e Sábado últimos. Os responsáveis comunitários imputaram estes ataques «aos seus vizinhos Fulanis », frisando que as aldeias atacadas são as de Nghakudung, Shilim, Morok, Mandung, Faram, Filla e Hotom. Entretanto, as vilas de Dai, Kungul, Hurum, Dahua, Malul, Warrem, Josho e Ganda, foram igualmente atacadas. Mais de cinco mil pessoas foram deslocadas por estes ataques, algumas delas encontramse em campos controlados por igrejas, acrescentaram os dois responsáveis.