MPLA reitera apoio à produção nacional

MPLA reitera apoio à produção nacional

O MPLA vai continuar a apoiar o programa de produção nacional, visando a promoção das exportações e substituição das importações

POR: Ireneu Mujoco

O facto vem expresso no comunicado da 2ª reunião ordinária do seu Bureau Político, realizada ontem, Segunda-feira, 12, em Luanda, que analisou assuntos relativos ao País e à vida interna do partido. Orientado pelo Presidente do Partido, José Eduardo dos Santos, la-deado por João Lourenço e Paulo Kassoma, vice-presidente do partido e secretário-geral, respectivamente, a mesma recomendou à responsabilização “clara e objectiva, visando a sua implementação, definindo metas, calendários e responsáveis pela sua execução”. Segundo o comunicado foram apreciados ainda o relatório de actividades do Bureau Político ao Comité Central, referente ao ano de 2017 e o respectivo balanço do grau de cumprimento do Plano de Tarefas do ano passado, ambos com o parecer da Comissão de Disciplina e Auditória do Comité Central.

O documento acrescenta que o Bureau Político do MPLA apreciou igualmente o relatório da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central de 2017, o Relatório de Contas da Execução do Orçamento Geral do Partido de 2017 e o documento de contas dos fundos recebidos do Estado, referente ao mesmo período. A reunião apreciou ainda a versão final do relatório de balanço sobre as Eleições Gerais de 2017, tendo concluído que a retumbante vitória deveu-se à forte acção político-partidária. Esta acção, segundo a nota, foi desenvolvida de forma empolgante, galvanizadora e determinante, pelo MPLA e pelo seu então candidato, João Lourenço, sob liderança do Presidente do Partido José Eduardo dos Santos.

Decorrida na sede nacional do Partido, durante o encontro, foram ainda apreciadas as resoluções sobre a cessação do mandato de João Bernardo de Miranda, do cargo de primeiro-secretário do Comité Provincial do Bengo do MPLA. Debruçou-se sobre a candidatura de Mara Baptista Quiosa para o exercício da referida função e sobre a realização da conferência extraordinária do partido nessa província. O Bureau Político exortou todos os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA a “manterem a serenidade, a harmonia, a coesão e a unidade no seio do Partido”, primando sempre por práticas urbanas e construtivas. Nesta reunião, foi aprovada a agenda de trabalhos da 5ª Sessão Ordinária do Comité Central, a ter lugar na próxima Sexta-feira, 16, no Complexo Turístico Futungo 2, em Luanda.