Análise Diária: Base monetária em Kwanza registou aumento no 4º trimestre de 2017

Análise Diária: Base monetária em Kwanza registou aumento no 4º trimestre de 2017

As políticas monetária e fiscal influenciaram o aumento de 8,29% da base monetária

POR: Atlantico

Espaço Angola

O Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) registou variação de 4,70%, no 4º trimestre de 2017, que corresponde à redução de 1,28 p.p. face ao período homólogo  A Base Monetária em moeda nacional registou aumento homólogo de 8,29% no 4º trimestre de 2017, influenciada pelas políticas fiscais e monetárias adoptadas no período.

Espaço Internacional

EUA: A taxa de desemprego manteve-se em 4,1%, no mês de Fevereiro, a mesma taxa verificada desde Outubro de 2017. África do Sul: O crescimento económico, no 4º Trimestre de 2017, registou variação de 3,1%, fixando-se em termos anuais em 1,5%.

Visão Atlantico

Base Monetária em moeda nacional registou aumento homólogo de 8,29% no 4º trimestre de 2017, influenciada pelas políticas fiscais e monetárias adoptadas no período. O aumento da base monetária poderá ser resultado, também, das alterações nos mecanismos de constituição de reservas obrigatórias dos bancos comercias junto ao banco central, o que terá contribuído para o crescimento das reservas obrigatórias, em moeda nacional, em 117,8% em Dezembro, após se terem registado reduções consecutivas nos quatro meses anteriores.

O crescimento económico, de Outubro a Dezembro de 2017, registou variação de 3,1%, fixando-se em termos anuais em 1,5%. Foi a mais elevada taxa nos últimos seis trimestres, influenciada pela actividade agrícola, florestal e pesca industrial, com uma taxa de crescimento de 37,5% e um contributo de 0,8 pontos percentuais no total do crescimento total. De realçar que o desempenho no sector primário da economia foi registado de forma consecutiva nos quatro trimestres consecutivos, não obstante a economia ter registado um crescimento negativo no primeiro trimestre de 0,7%.