Encontro recomenda definição de idades no andebol

Encontro recomenda definição de idades no andebol

O quarto Encontro Nacional de Treinadores, realizado a 28 de Maio de 2017, em Luanda, recomendou a definição das idades, bem como as transferências dos atletas que vão disputar os campeonatos regionais e nacionais de juvenis e juniores. No mesmo ano, o acto foi ratificado pela Assembleia Geral da Federação Angolana de Andebol (FAAND), em que ficaram determinados os escalões etários em ambos os sexos.

POR: Madona Lourenço

Deste modo, os bambis, ou seja, crianças nascidas em 2009 e 2010 farão parte desta categoria. Os minis, entre os 10 e os 11 anos (nascidos entre 2007 e 2008), devem fazer as suas inscrições nos respectivos clubes.

Os infantis, nascidos em 2005 e 2006, podem ver as suas impressões atléticas nos demais clubes da cidade capital e do país. Os iniciados vão dos 14 aos 15 anos, ao passo que juvenis estão entre os 16 e os 17 anos de idade. Segundo o estabelecido, os juniores em femininos e masculinos vão inscrever-se entre os 18 ,19 e 20 anos de idade.

Assim, nas camadas de formação, o limite de atletas por inscrever será ilimitado, porém nas categorias subsequentes serão somente 20 jogadores. Por este facto, no que concerne às inscrições de atletas, as associações provinciais são obrigadas a ter jogadores a nível local para serem reconhecidos pela FAAND. Segundo os regulamentos, cada clube deve ter no mínimo 14 jogadores devidamente legalizados.