Tômbwa com nova fábrica de conserva ainda este ano

Tômbwa com nova fábrica de conserva ainda este ano

A unidade de produção, que entra em funcionamento ainda este ano, vai garantir emprego a 27 cidadãos, representando 90% da força de trabalho. A iniciativa é do grupo empresarial Wafeng.

Uma fábrica de conservas, farinha e óleo de peixe e congelação de pescado, em construção no município do Tômbwa, província do Namibe, entra em funcionamento ainda este ano. Com uma capacidade para transformar e processar 5 mil toneladas de peixe por ano, a unidade fabril vai criar 704 novos postos de trabalho directos. O projecto que prevê ainda a construção de um estaleiro para fabrico de pequenas embarcações de fibra óptica, orçado em USD 50 milhões, uma iniciativa do grupo empresarial Wafeng.

A unidade emprega, numa primeira fase, 27 trabalhadores, 90% dos quais são nacionais. Em declarações à Angop, o administrador do Tômbwa, Alexandre Niuka, declarou que a entrada em funcionamento desta nova unidade fabril vai proporcionar o primeiro emprego a centenas de jovens e assim sustentarem as suas famílias. O município do Tômbwa dista 93 quilómetros a Sul da província do Namibe e conta com mais de cinquenta mil habitantes.