BAD financia projecto de interconexão elétrica Nigéria-Níger-Benin- Togo-Burkina Faso

BAD financia projecto de interconexão elétrica Nigéria-Níger-Benin- Togo-Burkina Faso

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disponibilizou 40 biliões de francos CFA (acima de 75,4 milhões de dólares USD) para o financiamento do Projecto de Interconexão Elétrica Nigéria- Níger-Benin-Togo-Burkina Faso, anunciou o ministério burkinabe das Finanças.

. Para o efeito, o BAD e estes países assinaram dois acordos de empréstimo de 34 milhões 680 mil Unidades de Conta (UC), equivalentes a 27,3 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a 529 francos CFA) e de um protocolo de acordo de doação de 15 milhões 320 mil UC (12 biliões 60 milhões de francos CFA) para o financiamento deste empreendimento, anunciou o Governo burkinabe.

Através destes dois acordos, o BAD coloca à disposição do Burkina Faso uma soma de 50 milhões de UC, ou seja quase 39 biliões 370 milhões de francos CFA. O projecto consiste principalmente na construção de uma linha de interconexão de 330KV entre a Nigéria, o Níger, o Benin, o Togo e o Burkina Faso.

A isso se acrescentam, entre outros, a electrificação das localidades situadas num raio de cinco quilómetros e o reforço das capacidades do Sistema de Trocas da Energia Elétrica Oeste- Africana (EEOA) e dos países. Com uma duração de cinco anos, o projecto será executado até Dezembro de 2022, sob a tutela técnica do Ministério da Energia, segundo o Ministério das Finanças.