Chefe da diplomacia norte-coreana reúne-se com o primeiro-ministro sueco

Chefe da diplomacia norte-coreana reúne-se com o primeiro-ministro sueco

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, que está em Estocolmo para encontros com o governo sueco em plena distensão entre o Ocidente e Pyongyang, reuniu-se esta Sexta-feira com o primeiro-ministro Stefan Löfven.

‘Tiveram uma reunião. Não podemos dizer nada sobre o seu conteúdo”, afirmou à AFP o porta-voz de Löfven, Jonatan Holst. Ri Yong Ho desembarcou, Quinta-feira à noite, na capital sueca, com o sub-director do departamento América do Norte do seu ministério, Choe Kang Il, após uma escala em Pequim. Jantou com a sua homóloga sueca, Margot Wallström, antes de regressar à embaixada norte-coreana, sem fazer declarações.

Segundo o governo sueco, Ri e seus interlocutores devem abordar a desnuclearização da península coreana e um possível encontro entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un. Oficialmente, as consultas devem terminar esta Sexta-feira, mas segundo a imprensa sueca, o ministro norte-coreano permanecerá na Suécia até Domingo.

A Suécia, membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (período 2017- 2018), dirige a mediação na qualidade de representante dos interesses dos Estados Unidos, Canadá e Austrália em Pyongyang. Após meses de tensão e ameaças de guerra ao redor do programa nuclear de Pyongyang, uma reunião entre Donald Trump e Kim Jong Un pode acontecer até fins de Maio, anunciou, na semana passada, uma fonte do governo sul-coreano.