1º de Agosto apura-se para a fase de grupos da ‘Champions’

1º de Agosto apura-se para a fase de grupos da ‘Champions’

O campeão nacional venceu, por 3-2, ontem, nas grandes penalidades o Bidvest Wits da África do Sul, em partida referente à última eliminatória da Liga dos Campeões Africanos

POR : Mário Silva

O 1º de Agosto, campeão nacional, apurou-se ontem para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, após vencer o Bidvest Wits da África do Sul, por 3-2, na marcação de grandes penalidades. Deste modo, os militares cumprem o primeiro objectivo da temporada, mas terão que fazer uma boa preparação de modo a dignificar o futebol angolano. O médio ofensivo Geraldo foi o herói desta eliminatória, uma vez que marcou o golo da vitória na primeira volta, em Luanda, e teve, ontem, a responsabilidade de marcar o último penalti.Durante a partida, o 1º de Agosto entrou em campo com a lição bem estudada, ou seja, o sector defensivo não dava espaço aos avançados da turma sul-africana.

A saída prematura de Dany Massunguna por lesão não abalou a estrutura defensiva da equipa de Zoran Maki. Por este facto, Mongo e Macaia, jogadores mais criativos da equipa das Forças Armadas Angolanas, conseguiam espaço para os avançados, com destaque para o Geraldo, que criava bastantes dificuldades à defensiva contrária. Ainda assim, os anfitriões, com maior posse bola, chegaram várias vezes à grande área da baliza defendida por Neblú, que se mostrou seguro quando foi chamado a intervir. No reatamento da partida, os campeões nacionais não entraram bem, porque não conseguiam fazer circular a bola nos três sectores.

Aliás, o intervalo foi melhor para os sul-africanos que estavam determinados a anular a desvantagem de 1-0, trazida de Luanda. Apercebendo-se da intranquilidade dos atletas do RI-20, os jogadores do Bidvest Wits subiram no terreno, mas no remate final não conseguiam violar a baliza defendida pelo internacional angolano, Neblú. Aos 81 minutos, numa jogada de contra-ataque, o avançado sul-africano Domingues colocou a sua equipa em vantagem ao bater o guarda-redes, que nada tinha para evitar o tento, que deu igualdade na eliminatória.

Grandes penalidades

Na marcação das grandes penalidades, os militares venceram por três bolas a duas com golos de Isaac, Paizo e Geraldo, ao passo que para o Bidvest Wits marcaram Foster e Classen.