Antigo director-adjunto do FBI despedido a 26 horas da reforma

Antigo director-adjunto do FBI despedido a 26 horas da reforma

Andrew McCabe foi despedido do FBI esta madrugada. Na hora da saída, disse que a Casa Branca lançou “uma guerra contra o FBI e contra os esforços da investigação do procurador especial” sobre a Rússia.

O secretário da Justiça norte-americano, Jeff Sessions, despediu na madrugada de ontem o antigo director-adjunto do FBI, Andrew McCabe, a pouco mais de 24 horas do início da sua reforma, segundo o Público. McCabe, que foi forçado a demitir-se da liderança da polícia federal em Janeiro, acusa o Presidente Trump de liderar “uma guerra contra o FBI e contra os esforços da investigação do procurador especial” sobre as suspeitas de conspiração com a Rússia.

A ira de Donald Trump contra Andrew McCabe era conhecida desde que o Presidente despediu, em Maio do ano passado, o então director do FBI, James Comey — McCabe assumiu a liderança da polícia federal por apenas um mês, até à nomeação de um novo director, Christopher Wray, em Agosto. Depois disso, McCabe transformou- se no alvo da Casa Branca dentro do FBI — foi investigado por ter autorizado conversas com os media sobre a investigação à Fundação Clinton, que ele liderou; e era visto por muitos apoiantes do Presidente Trump como um membro daquilo a que chamam deep state (estado profundo, em inglês), uma suposta teia de responsáveis norte-americanos que serão os verdadeiros líderes dos Estados Unidos, cuja existência nunca foi demonstrada.

O despedimento de Andrew Mc- Cabe foi anunciado na noite de Sexta- feira, precisamente como resultado da investigação interna do FBI. Esta semana, o departamento de assuntos internos recomendou que McCabe fosse despedido e remeteu a decisão final para o secretário da Justiça, Jeff Sessions — um responsável que também já foi repreendido publicamente pelo Presidente, em Julho do ano passado, numa entrevista ao New York Times, quando Trump disse que nunca o teria escolhido para o cargo se soubesse que ele iria afastarse do comando da investigação sobre a Rússia.