Ricardo Kapuka leva “Vida e fé” ao Espaço Luanda Arte(ELA)

Ricardo Kapuka leva “Vida e fé” ao Espaço Luanda Arte(ELA)

Dez quadros de pintura compõem a mais recente exposição individual do artista plástico Ricardo Kapuka, a ser inaugurada na próxima Quarta feira, no ELA – Espaço Luanda Arte.

A mostra, retratando o estado da religião, questiona ainda o papel das nossas vidas, o papel dos africanos no resgate das suas tradições, práticas, crenças, rituais, entre outras questões. O artista nascido em 1976 no município da Catumbela, província de Benguela, estudou desenho de animação 2D, Neuroplanet, em 2003, em Lisboa, Portugal, e, em 1994, artes gráficas, no Centro Profissional da Amadora, Portugal.

Autodidacta das artes plásticas, residiu em Portugal de 1994 a 2009. De 1998 a 2002 fez parte do Colectivo de Artistas Plásticos de Almada “IMARGEM”, tendo participado em diversas exposições colectivas em Almada, Portugal. Ricardo Kapuka realizou a sua primeira exposição em 1987, aos 11 anos, na sede da TPA, na província de Benguela.

PRÉMIOS

2016 Prémio Alliance Française – Ensa/Arte, Angola 2016-2º Grande Prémio “Ensa/ Arte” Pintura, Angola 2012-Prémio “Ensa/Arte” Especial Províncias, Pintura, Benguela, Angola

Colecções

Obras representadas em colecções particulares de Portugal, Canadá e Angola, do qual se destaca a colecção de arte do Banco Caixa Totta, Angola.

Exposições individuais

2016-“7 Dias / Antes e Depois”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo, Portugal 2011-“Antes de Tudo”, Galeria Kanawa, restinga do Lobito, Angola 2011-“Pinturas de Kapuka”, Galeria Benamor, Benguela, Angola 2010-“Pinturas de Kapuka”, Galeria Benamor, Benguela, Angola