Pepetela anima concorrentes do Concurso ABC

Pepetela anima concorrentes do Concurso ABC

Escolhido como homenageado da 8ª edição desta competição que põe à prova a capacidade intelectual de alunos da 8ª e 9ª classes, o autor conseguiu motivar as crianças a buscarem constantemente o saber.

O escritor literário Pepetela, que responde pelo nome oficial de Arthur Carlos Maurício Pestana dos Santos, agraciou, na semana finda, os finalistas do Concurso Alfabetizando a Criança ou simplesmente ABC com uma conversa amena sobre a sua vida e obra, na União dos Escritores Angolanos, onde os petizes demonstraram inclinações para o mundo da literatura, por via de leitura de poemas de autoria própria.

Durante o encontro registou-se que uma das questões mais levantadas pelas crianças foi sobre o factor de inspiração do escritor para escrever tantos livros, ao que Pepetela respondeu, prontamente, que escrevia para aprender, mas se inspirava na realidade nua e crua da sociedade em que se encontrava, razão pela qual a descrição das histórias a partir de características de personagens reais constituía uma marca para si. Revelou, igualmente, que integrou um dos primeiros grupos de estudantes que rumou para Argélia, tendo informado aos concorrentes do Concurso ABC que a primeira história de Angola tinha sido escrita pelos referenciados estudantes que, ora, se encontravam nesse país da África acima do deserto do Sahara.

O Movimento de Solidariedade em Acção (MSA), promotor do concurso em causa, envidará esforço para registar em histórico a visita a Pepetela e compilar uma selecta dos poemas apresentados ao autor, em livro, se for possível, como garantiu o coordenador Leandro Manuel. Vale lembrar que dos rapazes que beneficiaram do encontro com astro da literatura angolana apenas seis vão disputar a grande final, no dia 24 de Março do ano em curso, sendo que apenas um se poderá sagrar vencedor.