Angola e Lesotho reforçam segurança

Angola e Lesotho reforçam segurança

Angola continua a dirigir a missão para a paz e estabilidade política do Lesotho com 162 efectivos, no âmbito da presidência rotativa do Órgão de Política, Defesa e Segurança

POR: Norberto Sateco

A questão da segurança e defesa, entre os dois países, esteve à mesa de conversações durante a audiência que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, concedeu ontem, na cidade capital, ao primeiro-ministro do Lesotho, Thomas Thabane. No encontro, que decorreu horas a fio e longe do olhar da imprensa, Lourenço e Thabane apreciaram o estado actual das relações bilaterais, descritas como excelentes e estáveis. Ainda assim, no encontro foi expressa a determinação dos dois Estados para explorarem outras possíveis áreas para cooperação, com realce para a formação de quadros do exército, no quadro da estratégia de manutenção da paz na região SADC.

“Abordamos o progresso alcançado na implementação das reformas recomendadas pela SADC, para o Reino do Lesotho, visando a paz e a estabilidade” resumiu um dos secretários do primeiro-ministro Thomas Thabane, no final do encontro com Lourenço. Estes assuntos já haviam sido reforçados durante a mais recente visita do Chefe do Estado Maior Geral do Exército, General do Sachipengo Nunda, efectuada ao Reino do Lesotho.

O dirigente, que esteve de visita de três dias ao nosso país, rendeu homenagem ao primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, depositando uma coroa de flores no Memorial onde se encontram os seus restos mortais Aquele chefe de Governo também visitou o Museu de História Militar, onde foi informado sobre o material usado pelos angolanos durante a luta de libertação nacional até ao alcance da paz, em 2002. Também Thabane teve oportunidade de observar o material capturado das tropas sul-africanas do antigo regime do apartheid. Na ocasião, o ministro angolano da Defesa, Salviano de Jesus Cerqueira, informou que a missão do contingente angolano tem a ver com a formação das forças armadas e da Polícia daquele país, considerando como positiva a participação de Angola na missão do Reino do Lesotho.