Estudantes voltam a desmaiar em Luanda

Estudantes voltam a desmaiar em Luanda

Quatro estudantes do sexo feminino desmaiaram ontem, enquanto assistiam às aulas na escola Óscar Ribas, no município do Cazenga, segundo apurou OPAÍS. Os desmaios, cujas causas eram desconhecidas até ao final do dia de ontem, decorreram sequencialmente, provocando pânico entre os estudantes.

Em declarações a este jornal, o administrador adjunto para a área Política e Social do Cazenga, José de Oliveira Bastos, explicou que a princípio eram oito crianças que passaram mal, das quais apenas quatro desmaiaram. Confessou que numa primeira apreciação julgaram que elas estivessem a fingir, mas viu-se que a situação era séria e carecia de atendimento imediato. “Porque desmaia uma e em seguida a outra.

Acho que se não as tirássemos da sala acabariam por afectar as outras”, frisou. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital dos Cajueiros, onde foram assistidas. Segundo o administrador, não foram medicadas. Os técnicos de Saúde apenas colocaram-nas sentadas numa área de fácil ventilação.

“Excepto uma, que se queixava de dor do estômago, todas recuperaram. Está tudo ultrapassado”, garantiu. Importa realçar que a maior parte dos alunos que desmaiam nas escolas são do sexo feminino. Entretanto, de acordo com Oliveira Bastos, no ano passado, quando esta escola registou este fenómeno, havia rapazes que também se queixavam de estarem a sentir-se mal.