Banco Económico inaugura primeira exposição de arte contemporânea em Luanda

Banco Económico inaugura primeira exposição de arte contemporânea em Luanda

A mostra integra artistas da linha mais clássica das principais referências da Arte Contemporânea Angolana com reconhecimento internacional e novos talentos da geração emergente de artistas do país

POR: Augusto Nunes

“Untitled 01”, a primeira exposição colectiva de Arte Contemporânea do Banco Económico, foi apresentada à imprensa na Quarta-feira, na Galeria do Banco Económico, e está aberta ao público desde Quinta-feira última, devendo estar patente até ao dia 22 de Abril. A colecção reúne mais de 40 obras de artistas plásticos angolanos e estrangeiros e conta com a curadoria de Sónia Ribeiro. Persegue a “partilha de pensamento crítico e a promoção da diversidade estética e a qualidade artística”, mesmo que divergente, numa mostra que estimule uma interconexão artística nacional e internacional abrangentes, através de um diálogo interactivo.

É constituída por obras de pintura, escultura, desenho, tapeçaria, fotografia e instalação, numa selecção de peças de arte contemporânea caracterizada por uma grande diversidade de técnicas e materialidades como a lata, a madeira, o papel, o plástico e materiais reciclados. Trata-se de uma colecção de perfil inovador no contexto nacional, com obras expostas em regime de rotatividade, transformando- se num salão de arte contemporânea, com um modelo expressivo que, segundo a curadora, Sónia Ribeiro, permite assegurar uma exibição cultural mais dinâmica, com diversas intervenções artísticas em diferentes momentos. “Que mais artistas, no futuro, mostrem o seu trabalho, que queremos inovador e experimental”, desejou Sónia Ribeiro. A exposição integra artistas da linha mais clássica das principais referências da Arte Contemporânea Angolana, com reconhecimento internacional, e os novos talentos da geração emergente de artistas do país.

Participantes

Entre os criadores nacionais, figuram, Francisco Van-Dúnem “Van”, Paulo Jazz, Nelo Teixeira, Paulo Kussy, Ana Silva, Cristiano Mangovo, Januário Jano, Maria Belmira Cumbe, Albano Cardoso e Renato Fialho. Intregram ainda a grande lista de criadores angolanos Evan Claver, Joana Taya, Rómulo Santarita, Alex Fortunato, Mário Tendinha, Wolof Griot, Luís Damião, Luís Carvalho e Ricardo Kapuca. A lista de artistas convidados para esta edição é liderada pelos camaroneses Samuel Dalé e Kristina Tsala e o congolês Democráta Aza Masongi. De recordar que a mostra do Banco Económico é uma iniciativa da instituição na perspectiva da divulgação e valorização da cultura angolana.