Polícia que ficou no lugar dos reféns está em estado grave

Polícia que ficou no lugar dos reféns está em estado grave

Ataque terrorista no Sul de França causou quatro vítimas mortais, entre as quais o atacante, e cinco feridos.

Foi por causa do acto de coragem de um tenente-coronel da Gendarmerie Nacional Francesa que foi possível libertar todos os reféns sequestrados por Redouane Lakdim no interior de um supermercado em França, durante a tarde desta Sexta-feira. De acordo com o jornal francês Le Figaro, o polícia de 45 anos pediu para trocar de lugar com um dos reféns – uma mulher – e ficou duas horas sozinho com o atirador. Depois, convenceu o homem a libertar os restantes reféns. Por ter conseguido manter o telemóvel ligado, os colegas que estavam no exterior conseguiram ouvir toda a conversa e também os tiros: um deles atingiu gravemente o oficial.

Assim que os disparos foram ouvidos, a Polícia invadiu o supermercado e o atirador acabou por ser abatido. A coragem do militar já foi elogiada pelo Presidente francês Emmanuel Macron: “Salvou vidas e honrou a sua arma e o seu país. Luta neste momento contra a morte e os nossos pensamentos estão com ele e com a sua família”. “Foi um acto de heroísmo que é comum nos polícias que se dedicam à segurança dos nossos cidadãos”, disse o ministro do Interior francês, Gérard Collomb, que avançou ainda que o atirador agiu “sozinho”.

O ataque no supermercado fez duas vítimas mortais, confirmou o Ministério do Interior francês, citado pela imprensa local, mas foi encontrada uma terceira vítima, o condutor da viatura usada pelo atacante. Um passageiro que se encontrava também no carro foi hospitalizado em estado grave e confirmou-se depois tratar-se de um homem de 27 anos, de nacionalidade portuguesa. Mais tarde foi anunciada a sua morte. Do ataque resultaram ainda cinco feridos, um deles em estado muito grave (o polícia que se fez passar por refém), e dois em estado grave, com ferimentos de bala, segundo informou o Governo francês. O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou os ataques de no Sul de França, divulgou a agência de propaganda dos ‘jihadistas’, Amaq. “O homem que lançou o ataque de Trèbes, no Sul de França, é um soldado do Estado Islâmico, que agiu em resposta ao apelo” do grupo “para atacar países membros da coligação” internacional que combate os ‘jihadistas’, lê-se no comunicado.