TPA estreia documentário sobre rituais da puberdade

TPA estreia documentário sobre rituais da puberdade

O filme estreado Sexta-feira, em Benguela, intitula-se “Ekwendje-efico”, retrata os costumes tradicionais de iniciação masculina e feminina na obtenção do estatuto identitário de maturidade, uma produção da Televisão Pública de Angola em Benguela (TPA)

O documentário produzido pelo Jornalista Ladislau Fortunato, procura tornar mais conhecidas as antigas tradições, com enfoque nos rituais realizadas pelos nativos da comuna do Dombe-Grande, no município da Baía-Farta.

O filme propõe-se ainda construir, sob ponto de vista dos seus protagonistas, uma narração que proporcione ao telespectador uma viagem no tempo, nas transformações e na preservação cultural dos mundombes do ponto de vista etnográfico e antropólogo.

O realizador traz ao telespectador o ritual dos rapazes quando são submetidos à circuncisão (Ekwendje) e outras orientações para as exigências da vida e o rito de iniciação feminina (Efiko) que é realizado quando uma rapariga atinge a idade fértil, e as instituições tradicionais são chamadas a desempenhar o seu papel na preparação da futura esposa, por meio da perpetuação do legado de valores.

O efico é realizado quando as meninas passam a ser responsáveis ou atingem idades entre os 16 e 18 anos, altura em que os seios estão crescidos, e tradicionalmente devem passar pelo ritual no sentido de dar a conhecer à sociedade que já são mulheres.

Segundo a narração do realizador, durante a cerimónia da puberdade os pais matam uma ou mais cabeças de gado, simbolizando o poderio da família, com bebidas de todo género. A relevância do rito é alta, na medida em que na tradição dos mundombes, a jovem que se casa ou engravida sem passar pelo efiko, é considerada uma pessoa sem valor.

O documentário “rituais da puberdade-Ekwendje/ Efiko” realizado na comuna mítica do Dombe-Grande, tem uma duração de 38 minutos, foi produzido pelo centro de produção de Benguela numa realização do Jornalista, Ladislau Fortunato.

Testemunham a cerimónia de estreia, o presidente do Conselho de Administração da TPA, José Guerreiro, o administrador de conteúdos, Francisco Mendes, o vice-governador para infraestruturas, Leopoldo Muhongo, jornalistas, autoridades tradicionais, sociedade civil e convidados.