mais de 40 crianças internadas no hospital dos Cajueiros por má-nutrição

mais de 40 crianças internadas no hospital dos Cajueiros por má-nutrição

Quarenta e seis crianças com problemas de má nutrição e 33 por broncopneumonia e outras patologias, encontram-se internadas, desde a segunda quinzena de Março no Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda. De acordo com o supervisor principal, Sérgio António, muitas destas crianças são de famílias de baixa renda, vivendo nos confins de Viana e Quilometro 30.

A situação das crianças reflecte as condições sócio-económicas destas famílias. Esta situação, prosseguiu o supervisor em entrevista à Angop, preocupa o corpo clínico dos Cajueiros, devido à escassez de leitos e espaço nas salas de nutrição. Para o enfermeiro, as principais características que as crianças com má nutrição apresentam são os edemas nos membros inferiores, anemia, descoloração do cabelo, diarreias, broncopneumonia e gastrite.

O Hospital dos Cajueiros é uma unidade sanitária de referência do II nível, tem capacidade de internamento de 230 camas, é dotado de áreas de medicina, pediatria, banco de urgência, cirurgia, ortopedia, RX, hemoterapia, bloco operatório, farmácia, consultas externas, VIH/ Sida, obstetrícia, ecografia e estomatologia.

A unidade sanitária atende pacientes da zona Norte da província de Luanda, munícipes do Cazenga e das localidades de Viana, Cacuaco, Samba, Kilamba Kiaxi, Sambizanga e da província do Bengo. Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro, Kima-kieza e Calawenda.