Empresários informados sobre as potencialidades da província do Namibe

Empresários informados sobre as potencialidades da província do Namibe

Empresários nacionais e estrangeiros tomaram conhecimento, neste Sábado, das potencialidades que a província do Namibe oferece nos vários ramos da economia nacional, como indústria, geologia e minas, agricultura, turismo e pescas.

As potencialidades do Namibe foram apresentadas pela vice- governadora para área Política, Económica e Social, Rebeca Cangombe, no âmbito da realização do primeiro fórum sobre “Oportunidades de Investimentos do Namibe face aos Desafios da Diversificação da Economia”, promovido pelo Governo local, onde a classe empresarial foi informada das potencialidades desta região e daí traçar-se possíveis negócios nos vários domínios.

Neste encontro, os empresários receberam informações sobre os vários recursos minerais, e não só, que o Namibe oferece, tendo sido convidados para parcerias de negócios, por forma a alavancar o desenvolvimento desta província, contribuindo deste modo na diversificação da economia do pais. A responsável esclareceu a classe empresarial que o Namibe oferece um clima favorável para a prática da agricultura durante o ano todo, tendo a produção de tomate em maior escala. “Somos ainda grandes criadores de gado bovino e o maior de caprino em Angola, para além de apostarmos noutros animais como na criação de suínos e aves”, disse.

Apontou igualmente o sector da indústria e geologia e minas como sendo o forte desta região, onde foram construídas fábricas de exploração de mármore e granito, diminuindo assim a importação. Para melhor exportação dos produtos desta região, a vice-governadora explicou aos participantes ao fórum que a província possui os Caminho de Ferro de Moçâmedes e o Porto comercial como sendo os pontos de entrada e saída de muitos produtos. Participaram no fórum o vice- presidente da Assembleia Nacional, Higino Carneiro, o governador do Bié, Boavida Neto, membros do Governo local, deputados, sociedade civil, empresários nacionais e estrangeiros, bem como embaixadores do Ruanda, Quénia e África do Sul.