10.ª Edição do “Moda Solidária” beneficia associação de albinismo com donativos

10.ª Edição do “Moda Solidária” beneficia associação de albinismo com donativos

A 10ª edição do desfile “Moda Solidária”, realizado na noite desta Quarta-feira, 27, no parque do Shopping Xiamy Nova-vida, em Luanda, pela Hadja Models, arrecadou mais de duas toneladas de donativos diversos, que foram entregues, na ocasião, à associação que luta contra a discriminação de pessoas com albinismo.

O espectáculo, marcado pelo retorno de vedetas nacionais às passarelas, que se destacaram nos anos 80 e 90, retirou ‘das cinzas’ ex-modelos e misses, que já foram as mais comentadas nestas duas décadas, neste evento que serviu para ajudar na construção de um pensamento social mais solidário e justo, para com as pessoas albinas, tal como nos garantiu Hadjalmar El Vaim, responsável pela produção. “Já ajudamos vários lares, mas para a 10.ª edição, pensamos em algo que nunca foi feito antes, pelo menos para nós. Pensamos em fazer algo totalmente diferente. Lembramos que os albinos são muito esquecidos, então fizemos isso para esta franja, muitas vezes desprezada pela nossa sociedade. Tudo que se arrecadou aqui vai para esta associação”, disse o responsável pela organização.

Dentre os modelos, que vestiram roupas da colecção de 3trêscriadores, o evento contou também com as participações especiais de Cisa Matias, uma das pioneiras da modelagem do nosso país, Nadir Tati, que, na ocasião, se desfez do papel de estilista e encarnou o de manequim, Azmir Josiais, que foi dos primeiros a ganhar a faixa de Mister Angola. Para dar cor a esta edição do “Moda Solidária”, tal como referimos, a actividade ficou sob a responsabilidade de três estilistas convidados, que emprestaram as suas obras ao acto filantrópico, com especial destaque para Otniel e Tick, que participaram pela 6.ª vez ao evento, que teve ainda a estreia de Daniel Nolequele e de Maria Canda.

Bem-haja à iniciativa

Entrevistado pelo Jornal OPAÍS no decurso do acto, a também apresentadora de televisão, Elisângela Gomes, que fez a apresentação do evento, e o actual Mister Angola, Erivaldo de Sousa, estimaram a organização por se terem lembrados albinos, de modo unânime, ao garantirem que eles não são diferentes nem estão abaixo de ninguém. “Eu também abraço causas do género, então é uma grande honra poder estar associada a eventos que, de facto, também conseguem ter olhos de águia, que olham mais além, que olham para as pessoas.

Infelizmente, ainda se vê alguma discriminação, mas temos que fazer as pessoas perceberem que os albinos são pessoas como nós, não são inferiores a nós, temos que acabar com isso”, considerou Elisângela Gomes. Por seu turno, o Mister Angola 2021, Erivaldo Sousa, defendeu que, “ por acaso, no albinismo, ainda é possível verse alguns preconceitos na nossa sociedade, até eu, quando mais pequeno, cresci ouvindo coisas negativas a respeito, graças a Deus hoje já sei que eles também fazem muito para contribuir para o desenvolvimento de qualquer país. Os albinos são parte integrante da nossa sociedade, merecem tudo que qualquer outra pessoa merece, então eu parabenizo a organização por este feito”, disse.

Sobre o evento

O Moda Solidária é um desfile de moda, anual, que teve início em Outubro de 2010, sempre com a patente da Hadja Models. De realçar ainda tratar-se de um evento de cariz solidário, onde o ingresso não passa de um donativo, sendo que a cada edição a organização procura ajudar os mais necessitados, através de doações de bens não perecíveis