Angola e Namíbia analisam cooperação no domínio da Cultura

Angola e Namíbia analisam cooperação no domínio da Cultura

A cooperação entre Angola e a Namíbia no domínio cultural, com vista ao reforço da amizade existente entre os dois países vizinhos, foi esta Segunda-feira analisada num encontro entre a ministra angolana da Cultura, Carolina Cerqueira, e a embaixadora namibiana em Angola, Cláudia Vushona

O papel da Cultura como factor impulsionador do fortalecimento das trocas de experiências, na partilha de valores ligados à tradição e aos usos e costumes dos povos dos dois países foram ressaltados pelas duas partes, que se comprometeram a dinamizar acções conjuntas que correspondam aos anseios das comunidades das regiões fronteiriças entre os dois territórios que ligam os dois países na parte angolana pelas províncias doCunene, Cuando Cubango e Namibe.

Carolina Cerqueira identificou como áreas prioritárias a construção dos monumentos de Cassinga e Xetequela em homenagem aos soldados tombados pela independência da Namíbia, que se inserem nas recomendações da SADC para se erguer na região o Património de Libertação. A construção do Património de Libertação tem motivado reuniões de equipas técnicas dos dois países para a prossecução do referido projecto.

A experiência namibiana na organização e apoio institucional às autoridades tradicionais, o intercâmbio no domínio das línguas nacionais, a formação de quadros e a valorização dos monumentos e sítios dos dois países foram outras áreas referidas como prioritárias pela governante Carolina Cerqueira, ministra da Cultura angolana.

Por seu turno, a diplomata namibiana qualificou de muito proveitoso o encontro, por ter permitido estabelecer metas para o reforço da cooperação nos vários domínios da Cultura, tendo em conta os laços de cooperação e de amizade existente entre os dois países.

“As nossas relações têm permitido o desenvolvimento dos dois países, bem como o reforço da amizade e fraternidade entre ambos os povos”, ressaltou a embaixadora namibiana. A diplomata felicitou Angola pelo 16º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado dia 4 deste mês e saudou a elevação de Mbanza Kongo a Património da Humanidade.