Sector da Cultura do Moxico apresenta projecto “Hanohene”

Sector da Cultura do Moxico apresenta projecto “Hanohene”

Um projecto cultural denominado “Hanohene” que visa dinamizar a actividade artística na província do Moxico foi apresentado, Segunda-feira, na cidade do Lwena, pelo director da Cultura da circunscrição, António Augusto “Tony Nguxi”

Falando à imprensa, o director disse que, a partir desse mês, os artistas dos nove municípios da província do Moxico passarão a exibir, quinzenalmente, as suas criações em espectáculos a serem realizados na Casa da Cultura do Lwena.

Referiu que o sector da Cultura está a cadastrar os artistas interessados no projecto, para poderem apresentar as suas obras como peças teatrais, sessões de música, dança, poesia, exposição de quadros, exibição de peças artesanais, entre outras modalidades artísticas. Salientou que o projecto vai servir também para aproximar mais a capital da província do Moxico, Lwena, aos outros municípios e comunas, através dos espectáculos culturais.

A propósito do programa, o actor do grupo teatral “Árvore que dá fruto” José Sassinda elogiou a iniciativa, que poderá desenvolver e valorizar ainda mais o sector artístico da província do Moxico.

Já o actor do grupo teatral “Filhos de África”, Hélder Francisco, ressaltou que o projecto “Hanohene” vai proporcionar aos munícipes mais opções de lazer e cultura. Por sua vez, o soba do bairro Sangondo Lufula, pretende que o projecto ajude na descoberta de novos talentos culturais, principalmente nas zonas rurais