Seis milhões de crianças foram vacinadas contra o sarampo e rubéola

Seis milhões de crianças foram vacinadas contra o sarampo e rubéola

Apesar da greve dos professores, falta de acesso em muitas comunas e bairros do país, os responsáveis da Campanha Nacional de vacinação dizem ter atingido 51% de cobertura. luanda ficou muito aquém das expetactivas, sendo uma das províncias com menos crianças imunizadas

Texto de: Milton Manaça

Seis milhões e 552 mil crianças com idades compreendidas entre os 9 e 15 anos foram vacinadas contra o sarampo e a rubéola nas 18 províncias do país na primeira semana, de acordo com a chefe Nacional de Imunização Alda Morais. No topo das províncias que mais vacinaram, segundo a médica da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) em entrevista a OPAÍS, encontram-se Malange, as Lundas Sul e Norte, Huambo, Cuanza-Norte e Cuando-Cubango.

As autoridades sanitárias reconhecem que a greve de professores dificultou o trabalho das equipas de vacinação em várias províncias, ficando distantes das metas inicialmente previstas. Em Luanda, por exemplo, foram vacinadas apenas um milhão 96 mil e 605 crianças contra a rubéola e sarampo, perfazendo 30 por cento da cobertura de imunização, segundo a sua responsável provincial, Rosa Bessa.

As dificuldades no acesso aos bairros e aldeias, principalmente nas zonas rurais por causa das chuvas, fizeram também que outras províncias como o Bengo, Cabinda, Zaire, Benguela e Cunene ficassem afastadas das metas preconizadas. Alda Morais revelou que se pretende vacinar 13 milhões de crianças contra o sarampo e a rubéola até ao fim da campanha, mas a estratégia era chegar-se, no mínimo, aos 60 % na primeira semana.

A DNSP tranquiliza os pais e encarregados de educação cujos filhos ainda não foram vacinados e garante que no princípio foram disponibilizadas 15 milhões de ampolas para a vacinação, existindo ainda um stock considerável para se chegar aos 95% de cobertura vacinal.

Importa frisar que é a primeira vez que o país administra a nível nacional duas vacinas (sarampo e rubéola) numa única injecção. Sobre a Pólio, a médica fez saber que em todo o país foram vacinadas dois milhões e 741 mil crianças em 111 municípios e distritos do país, perfazendo uma cobertura de cerca 56, 1 por cento. A campanha de vacinação no país começou no passado dia 9 e termina no dia 22 do mês em curso.