Projecto “Aplausos” chega ao município do Cazenga

Projecto “Aplausos” chega ao município do Cazenga

O projecto cultural “Aplausos”, cuja matriz está radicada na cidade do Sequele, em Cacuaco, chega a partir de hoje, ao município do Cazenga, no âmbito de uma parceria entre o Espaço Aplausos e a Rede de Mediatecas de Angola (REMA)

Texto de: Jorge Fernandes

O responsável do projecto, Cabingano Manuel, declarou a OPAÍS que a iniciativa visa promover a cidadania por via das artes, e assim será replicado o que se faz no Espaço Aplausos, no Sequele. A iniciativa estende-se a todas as províncias que até ao momento contam com Mediatecas.

Assim, à semelhança do Cazenga, que conta com a Mediateca “Zedu”, outros locais de Luanda que contam com essa infraestrutura, tal como nas demais províncias, beneficiarão do projecto, que passa a ministrar cursos profissionais nos vários domínios das artes.

Desse modo, os interessados e talentos por lapidar nessa circunscrição e noutras, poderão ter aulas de ballet infantil, canto e técnicas vocais, Danças tradicionais, Hip-hop, Mistas, Populares, Kizomba, Semba, Contemporanêa, Dança Fitness, Oficina de Teatro e TV, Viola, Piano, Bateria, Artes Plásticas e Desenho.

Cabingano Manuel realçou que dessa forma inicia-se a extensão e expansão do projecto, que ao longo de um ano de existência tem vindo a descobrir vários talentos quer no domínio do canto como do piano, ballet e demais disciplinas que estão fora do círculo académico.

“Mais cultura, mais cidadania é o nosso lema, e por via dele estamos a promover de forma continua essas formações nesses locais, devido à parceira com a REMA, para darmos oportunidade aos demais interessados”, salientou.

Apresentações

A partir das 15 horas, depois da apresentação oficial do projecto, os alunos do Espaço Aplausos “Sequele”, farão demonstrações das suas performances ao auditório, como forma de mostrar o seu aprendizado e também motivar os potenciais candidatos.

“Os nossos alunos do Sequele vão demonstrar o que têm vindo a apreender, de modos a mostrar aos demais que através do trabalho contínuo, dedicação e empenho, é possível que os munícipes do Cazenga venham a fazer o mesmo”, salientou.

O projecto Aplausos emergiu na Centralidade de Cacuaco, a 17 de Setembro de 2016, pelas “mãos” da Binga Comunicação e a Administração local e têm vindo a ser promovidos, além de cursos profissionais, espectáculos musicais, teatrais e de humor.