brasil pode receber investimento de USD 3 mil milhões de petrolífera Chinesa

brasil pode receber investimento de USD 3 mil milhões de petrolífera Chinesa

O grupo China National Petroleum Corp Ltd (CNPC) está a negociar com a brasileira Petrobras um investimento de USD 3 mil milhões na construção de uma refinaria em Campos, ao largo da costa no Rio de Janeiro, recebendo em troca participações em blocos petrolíferos, escreveu a agência financeira Reuters.

A agência escreveu ainda que, ao abrigo do acordo a ser eventualmente alcançado com a Petróleo Brasileiro (Petrobras), o grupo chinês receberia, além das participações em blocos petrolíferos, o direito a utilizar a refinaria com uma capacidade inicial para processar 165 mil barris por dia Na Quinta-feira, a Petrobras anunciou pretender vender participações de 60% em quatro das suas refinarias, decisão que fará com que o grupo perca o monopólio na refinação de petróleo no Brasil.

O grupo Petrobras assinou em Março passado um contrato de 1,95 mil milhões de reais com a Shandong Kerui Petroleum Equipment Co. para a construção de uma unidade de processamento de gás natural no complexo Comperj. A Shandong Kerui Petroleum Equipment Co. uma empresa privada chinesa, associou-se à empresa brasileira Método Potencial Engenharia para construir a unidade de processamento em Itaboraí, a cerca de 50 quilómetros a oriente do Rio de Janeiro