Força Aérea dos EUA testa míssil balístico intercontinental

Força Aérea dos EUA testa  míssil balístico intercontinental

A força aérea norte-americana testou, na quarta-feira, com êxito, um míssil balístico intercontinental Minuteman III (ICBM), lançado da base de Vandenberg, na Califórnia. De acordo com uma declaração do comando da força aérea norte-americana, responsável pelo comando de ataque global da força aérea, o míssil foi lançado às 05h26 (12:26 em Angola).

“Um teste é fiável se o míssil lançado completar o percurso dentro de uma determinada faixa de segurança, se os equipamentos funcionaram correctamente, se foram recolhidos dados e se a área de impacto (…) for o alvo pretendido”, indicou, em comunicado.

Embora o míssil “tenha atingido o alvo pretendido”, os testes e análise de dados não serão publicados, acrescentou a nota do comando norte-americano sobre o primeiro teste do ano.

Apesar do fim da Guerra Fria, os Estados Unidos possuem centenas de mísseis Minuteman III em bases de lançamento, em todo o país.

Nos próximos 20 anos, a força aérea planeia modernizar o Minuteman III e substituí-lo por um novo míssil conhecido como “Dissuasão Estratégica Terrestre”, ou GBSD.do da base de Vandenberg, na Califórnia.