Líderes religiosos abordam transição com Presidente do MPLA

Líderes religiosos abordam transição com Presidente do MPLA

A questão da transição na liderança do MPLA, partido que governa o país, foi esta Quinta-feira, em Luanda, abordada entre responsáveis religiosos e o presidente desta formação política, José Eduardo dos Santos.

À saída de uma audiência concedida por José Eduardo dos Santos, Dom Afonso Nunes, líder da Igreja Tocoísta, declarou à imprensa ter recebido boas garantias de que a transição será em paz e tranquilidade. O líder religioso mostrou-se ainda crente em que, do mesmo modo que o fez na indicação do actual Presidente da República, João Lourenço, para concorrer às eleições de 2017, assim será a próxima transição. Afonso Nunes referiu ter deixado palavras de alento, sobretudo conselhos, para que entre ambos (Presidente da República e do Partido), após a transição, haja paz, respeito e dignidade.

Do seu ponto de vista, só assim será possível conduzir bem as novas gerações, daí esperar que haja unidade entre ambos. Considerou que, pelos feitos de José Eduardo dos Santos, ao longo dos 38 anos à frente dos destinos do país, os angolanos não deixarão de retribuir e manifestar os seus agradecimentos. Para si, é importante que haja perdão entre todos os angolanos, para que se viva em paz e harmonia, pois é bom ver os dois líderes ainda vivos.

Já o bispo emérito de Luanda da Igreja Católica, Dom Anastácio Kahango, referiu que a visita não foi na qualidade de líder religioso, porém de um mais velho que pode apresentar os seus conselhos. A este respeito, disse ter dado alguns conselhos que o poderão fortalecer cada vez mais e também servirão de lições ao Presidente do MPLA