Feira juvenil recebe visita do vice-presidente da República

Feira juvenil recebe visita do vice-presidente da República

O vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, efectuou ontem uma visita à primeira Feira Juvenil de Educação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura, a encerrar hoje, Domingo, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.

Numa visita guiada, Bornito de Sousa percorreu os 93 stands de pequenas, médias e grandes empresas que expuseram o potencial juvenil nos mais variados domínios, em representação das 18 províncias do pais.

Acompanhado pelo primeiro secretário da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, pelo governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho e alguns membros do Executivo, Bornito de Sousa recebeu dos expositores explicações detalhadas sobre a criatividade, inovação, invenção, empreendedorismo, educação e cultura que a juventude angolana é capaz de colocar ao serviço da Nação.

Aberta Sexta-feira e com encerramento hoje, Domingo, a FEJETC enquadra-se nas jornadas Abril Jovem e conta com uma grande adesão de instituições do ensino superior, públicas e privadas, institutos médios e escolas do ensino técnico e profissionais.

De acordo com a organização, a FEJETEC destaca-se por ser o
evento mais inclusivo no seio da juventude angolana e pela diversidade de disciplinas artísticas, projectos de investigação científica e soluções tecnológicas com potencial de serem implementadas em benefício da sociedade.

Segundo a JMPLA, com a realização das FEJETEC, mais facilmente serão identificados e apoiados os talentos jovens com elevado grau de criatividade nos mais variados domínios.

O evento teve duas fases, sendo a primeira provincial, que decorreu até ao dia 20 de Abril e a segunda, que é a nacional, a ter lugar no Centro de Conferências de Belas, no Futungo de Belas, onde foi possível a todos os interessados participarem, independentemente da orientação política ou religiosa, bastando apenas dirigir-se aos secretariados provinciais da JMPLA para proceder à inscrição.

Além das exposições de iniciativas juvenis, a feira tem uma componente de concurso onde serão premiados o melhor projecto de investigação científica, melhor aplicativo informático ou software, melhor obra literária juvenil, melhor peça teatral, melhor composição musical juvenil, jovem empreendedor e o melhor stand. Para além dos prémios das categorias referidas, esta primeira Edição da FEJETEC vai institucionalizar os Prémios de Mérito Hoji-YaHenda, o patrono da juventude.