Trump e Presidente nigeriano analisam luta anti-terrorista

Trump e Presidente nigeriano analisam luta anti-terrorista

Donald Trump afirmou Segunda-feira a sua vontade de trabalhar em estreita colaboração com a Nigéria na sua luta contra o terrorismo, durante a visita do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, à Casa Branca.

O Presidente americano elogiou Buhari e destacou a importância do encontro, “especialmente em relação ao terrorismo”, já que a Nigéria enfrenta há nove anos o grupo jihadista Boko Haram, num conflito que devastou o nordeste do país e deixou mais de 20 mil mortos. A “Nigéria foi um dos primeiros países africanos a se unir à coligação internacional para vencer o grupo Estado Islâmico (EI) e as forças nigerianas lideram os esforços regionais contra o EI”, destacou Trump, referindo-se ao Boko Haram, “outro grupo jihadista impiedoso”.

Buhari pretende comprar, por 496 milhões de dólares, doze aviões A-29 Super Tucano da Embraer fabricados em associação com a americana Sierra Nevada Corporation. O então Presidente Barack Obama congelou, em Janeiro de 2017, um acordo para a compra dos Super Tucanos, após uma missão contra o Boko Haram bombardear um campo de refugiados, matando 100 pessoas.

Trump abordou ainda a questão do “assassinato” de cristãos na Nigéria: “Trabalhamos neste problema porque não podemos aceitar esta situação”, disse em referência ao ataque perpetrado contra uma igreja em 24 de Abril, que matou 18 pessoas. O centro da Nigéria é um campo de conflito intercomunitário, onde o Norte, predominantemente muçulmano, encontra o Sul, de maioria cristã.